2.01.2015

Querido diário...

We all have secrets.
Hoje vim falar de um assunto um tanto diferente... Vim falar sobre diários! Vim esclarecer que diário não é coisa de menininha, e mostrar para você, leitor, que diários fazem melhor as pessoas do que você imagina.
Um pouco antes do ano novo comecei a ler "O Diário da Princesa". Li o primeiro volume, e logo o segundo. Achei tão maravilhosa a ideia que decidi que uma das minhas metas para 2015 seria escrever cotidianamente em um diário!
Na minha opinião, escrever em um diário é algo muito estranho. Tipo, aquilo é uma folha de papel! Não fala, não pensa, não pode dar palpites sobre aquilo que você faz, mas este é o ponto: quando conto para alguém algo que tenha a ver com acontecimentos e sentimentos, a pessoa certamente vai dar uma opinião. Normalmente fico muito focada naquela opinião da pessoa, e quando conto para outra ou ela dá uma opinião igual, ou oposta. Se for oposta ficarei mais confusa ainda. Se for igual, no final tenho certeza que farei oque as pessoas sugeriram. Já quando você escreve em um diário, ninguém te induz a nada! Você pensa uma solução para aquilo por conta própria, e "processa" oque está sentindo da sua maneira.
E o mesmo para se você escrever sobre o pão com café que você comeu no café da manhã. Você talvez não saiba, mas isto pode dar um baita assunto! Kkkkkk. A questão é que qualquer coisa que você tenha feito durante seu dia fica mais legal tendo alguém - mesmo este "alguém" sendo um pedaço de papel- para contar sobre.
Achei muito interessante a seguinte frase que a escritora Bruna Vieira escreveu no livro "Depois dos Quinze": "Transformar sentimentos em palavras foi a única menira que encontrei de desabafar e escapar sutilmente para um realidade inventada onde as pessoas -e os personagens- não me julgavam ou diziam como eu deveria me sentir".
Agora vejamos: diário é ou não coisa de menininha?
Antes de responder está pergunta queria contar algo para vocês: marinheiros usavam os chamados "diários de bordo" há anos atrás, para escrever sobre anotações e acontecimentos sobre suas viagens e navegações.
Ou seja: de certa forma FORAM OS HOMENS QUE COMEÇARAM OS DIÁRIOS!!!
Acho que  minha resposta está mais que óbvia: não, diário não é coisa de menininha. Claro que isto depende do jeito de escrevê-lo, mas não necessariamente o modo que você escrever em seu diário precise ser romântico. Nada a ver!
Agora, até hoje os meninos (e até algumas meninas) tem preconceito contra diários. Dizem que é coisa de gay e blábláblá. No ambiente em que vivo, pelo menos, muitos meninos que falam esse tipo de coisa já leram "O Diário de Um Banana". Acho que eles não perceberam que tal livro é uma prova concreta de que diários não tem que ser super femininos e tals! Tudo depende do que a pessoa fizer do diário dela!
Desabafei neste post! Heuheueheu.
Conte para mim a opinião de vocês sobre e o post, e me digam se vocês gostarem deste tipo de publicação! Eu adoraria saber oque você aí do outro lado da tela tem a dizer sobre o assunto de hoje. Bjos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário